Postado em: 14/08/2015 às 23:50 - Por: Neli Carpinter

Estava sem ânimo para postar hoje, mas me deparei com uma coisa que me despertou a vontade de vir aqui e falar sobre o assunto.

Eu tenho cadastro em quase todas as redes sociais que eu conheço. Algumas uso mais, outras menos e outras só usei quando fiz o cadastro. Mas o que me traz aqui hoje não são as redes sociais que eu uso ou deixo de usar.

Eu acompanho várias pessoas no snapchat e hoje assistindo alguns vídeos encontrei um que estava agradecendo a fulana por estar o acompanhando e que tava achando o máximo uma pessoa de quarenta e poucos anos usando o snapchat, que era isso aí e começou a lançar a hashtag “redes sociais para todas as idades”.

Meu marido em seu momento de lazer. Jogando sinuca e interagindo pelo chat

Meu marido em seu momento de lazer. Jogando sinuca e interagindo pelo chat

Não entendi o porquê do espanto da pessoa, pois creio eu que a geração acima de 40 anos está tão bem conectada quanto a geração de 20. Se você fizer uma busca sobre idosos nas redes sociais vai encontrar muita coisa e, tem países em que o número é até maior que o número de jovens.

A geração que era jovem e teve acesso à internet desde o início, amadureceu com ela e foi acompanhando o seu desenvolvimento, principalmente das redes sociais. Claro que nem todos tinham acesso e só puderam entrar para o mundo digital um pouco mais tarde. Tipo, quem tinha 20 anos em 1995, quando a internet começou a entrar nos lares brasileiros, hoje está com 40 e foi acompanhando tudo o que foi sendo desenvolvido.

Creio que muitos idosos não estão conectados por falta de paciência dos mais novos em ensinar a mexer com a parafernália toda, mas existem cursos específicos para idosos e eles andam bem freqüentados. Conheço várias pessoas que foram buscar conhecimento após os 60 anos.

E existem aquelas pessoas que como eu, sai mexendo onde não é chamada e vai fuçando até aprender. Eu nunca fiz curso nenhum de computação, internet, design, nada. Mas me viro bem… Em 1995 comecei a fazer cartões de visita, programação visual para jornalecos de clube e outras coisas. Se hoje pego algum trabalho daquela época tenho pavor de tão medonho que era, mas fazia. Até formatar computador naquela época eu aprendi. E isso também foi acontecendo com as redes sociais. Eu via alguma coisa sobre e já ia fuçando e cadastrando.

Hoje, tenho 51 anos e não me acho velha para participar de redes sociais. Interajo com pessoas de todas as idades e desejo continuar participando e blogando enquanto eu tiver condições físicas e mentais para isso. E acho que os “velhinhos” de hoje em dia são antenados e conectados!

E você, acha que existe idade para usar as redes sociais?

badge_post_01

Posts Relacionados:
♥ ♥ ♥ Comentários ♥ ♥ ♥

(*) Campos Requeridos



Em 15-08-2015 às 9:32 pm

Acho que para poucas coisas na vida existem uma “idade máxima” (na verdade não tô conseguindo pensar em nenhuma nesse momento) e usar a internet não é uma delas. Gente, TODO MUNDO usa computador e a internet está aí pra facilitar nossa vida, então por que não usar, né? Acho super comum e sempre que alguém me fala que está velho demais pra isso eu faço questão de discordar.
Outro dia eu estava no salão com minha avó e ela começou a mandar uma mensagem no celular e uma moça que estava lá falou “Que gracinha, a senhora sabe mandar mensagem!” Ela ficou ofendidíssima, e com razão! Só porque ela é idosa não tem a capacidade de digitar uma mensagem? Adorei porque ela deu uma resposta bem dada, tipo “O que tem de gracinha nisso?”, tive que segurar pra não rir!!!


    Em 16-08-2015 às 1:56 am

    Eu também acho um absurdo as pessoas se espantarem assim. Gostei da resposta da sua avó.
    bjus


Em 16-08-2015 às 11:01 am

Eu concordo que não exista idade para usar redes sociais. Minha mãe, por exemplo, não gosta e não tem paciência para ficar no computador por muito tempo, já meu pai vive no facebook e em outras redes sociais, isso depende muito mais da pessoa do que da idade.
Beijos


    Em 16-08-2015 às 5:31 pm

    Concordo com vc Bianca. Isso vai de cada pessoa.
    Bjus


Em 16-08-2015 às 9:16 pm

Neli, acho que é isso mesmo, todo mundo tem o direito de estar antenado. Claro que não é uma obrigação, mas quem tem vontade, por que não? E isso independe da idade. Parabéns pela força de vontade e por ir fuçando nas coisas, acho que é o melhor jeito de ir pegando o costume. Confesso que sou uma das que tem pouca paciência pra ensinar – minha mãe tem sua idade, não gosta tanto das redes sociais mas aprendeu muita coisa sozinha porque eu acabava sem paciência 😛 Enfim, todo mundo tem direito de se divertir e se comunicar pelas redes, elas estão aí pra isso, aliás, acho que nós mais novos temos muito o que aprender com vocês nas redes sociais =) Valorizo muito isso. Beijos


    Em 16-08-2015 às 11:33 pm

    Oi Vivian!
    Agradeço seu comentário!
    Quando a gente gosta tem mais é que fuçar sem medo. Meu filho tem a sua idade e ele também não tinha muita paciência não… falava uma vez e se eu perguntasse de novo, ele mandava eu me virar que ia conseguir… e assim foi.
    Hoje em dia, ele é analista de redes e, de vez em quando, me pede para explicar algumas coisas para ele. É sempre um tentando ajudar o outro.
    Um beijão para vc


Em 17-08-2015 às 3:18 am

Oi Neli. Com certeza, não há idade para utilizar as redes sociais. Parabéns pelo post. Beijos Andreia. http://www.mardevariedade.com