Postado em: 05/04/2014 às 15:45 - Por: Neli Carpinter

Imagem reprodução Google

Este texto pode conter spoiler, o que pode revelar partes do filme. Se não quiser ler, sugiro que visite outros posts no Vida que Segue.

Noé

O filme se diz baseado na história bíblica relatada em Gênesis 6-9, mas considero apenas inspirado, visto que não tem nada a ver com ela.
A história roteirizada por Darren Aronofsky (o mesmo de “O Cisne Negro”) foi fantasiada demais e teve um desvio muito grande do foco bíblico.

Antes de colocar as minhas observações segue a sinopse do filme:

Sinopse:

Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.

Diretor: Darren Aronofsky
Elenco: Russell Crowe, Jennifer Connelly, Anthony Hopkins
Gênero: Drama
Classificação: 14 anos
Duração: 137 min

Fonte: Adorocinema

Noe

Imagem reprodução Google

Alguns pontos devem ser observados com atenção como, as roupas de Noé, as vestimentas das mulheres, os guardiões que ajudam Noé a construir a arca, as pessoas que entraram na arca… e mais algumas coisas sobre as quais falarei abaixo.
Vale lembrar que o que citarei aqui são apenas opiniões e observações minhas.

– Noé usa roupas jeans (naquela época já existia esse tecido?) e calças compridas. Pelo que eu saiba o uso de calças compridas veio bem depois dessa época e o jeans começou por volta dos anos de 1875 dC.

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

– As mulheres de calças compridas. Aff!! Quando foi mesmo que as calças começaram a fazer parte da vestimenta feminina?

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

– Noé não recebe um chamado de Deus como na Bíblia, ele tem umas alucinações muito loucas e sonhos que o fazem concluir que deve construir a arca.

– A presença de guardiões que ajudam Noé na construção da arca. Na Bíblia não existe nenhum relato com referência a esses guardiões, nem anjos caídos (como também são chamados no filme). E o mais espantoso é que eles são criaturas de pedra que me remeteram ao filme “Transformers” e estavam mais para guardiões do inferno.
São essas pedras aí embaixo:

Imagem reprodução Google

– No filme, apenas um dos filhos leva a mulher, que no caso é uma órfã encontrada pela família. Na Bíblia, embarcam Noé, sua mulher, os três filhos e as mulheres deles.

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

– A tentativa de Tubalcaim invadir a arca juntamente com os descendentes de Caim. Essa invasão também não é relatada na Bíblia.

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

– No longa, um dos filhos de Noé, Cam, se revolta contra o pai porque quer levar uma mulher para ele, mas não consegue. É um adolescente revoltado.

– Os animais que entram na arca fictícia dormem o tempo todo, devido a um incenso feito por Noé e sua esposa (Não sei se a participação dos animais valeu pelo tempo e dinheiro gastos com a computação gráfica).

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

– As espécies animais começam a entrar em extinção já na época do dilúvio, segundo o filme, pois um “invasor-humano” devora animais da arca para sobreviver. E, se só tinha um casal de cada espécie, já viu neh?

– A menina que a família resgatou no caminho engravida de Sem, filho mais velho de Noé e tem a gestação mais rápida que já vi, menos que os 40 dias do dilúvio relatado na Bíblia.

– Matusalém, avô de Noé é simplesmente uma cópia fiel do “mestre dos magos”.

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

Imagem reproduçâo Google

Imagem reproduçâo Google

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

– Na Bíblia a construção da arca levou em torno de uns cem anos, enquanto no filme, 10.

Imagem reprodução Google

Imagem reprodução Google

Essas são algumas coisas que observei apesar do filme ter me dado sono e eu quase cochilar durante a sessão.

Segundo andei lendo em alguns sites, o filme foi proibido em diversos países por trazer uma história livre e fantasiosa que nada tem a ver com o personagem bíblico.

Crer ou não na história bíblica é uma questão pessoal, mas falar que o filme é baseado nela é demais, vocês não acham?

Minha nota para o filme: 6 Isso pelos 130 milhões de dólares investidos na produção.

Posts Relacionados:
♥ ♥ ♥ Comentários ♥ ♥ ♥

(*) Campos Requeridos



Miaui MiMi
Em 05-04-2014 às 6:58 pm

Concordo plenamente… fantasiou demais uma historia real..


    Neli Carpinter
    Em 05-04-2014 às 4:31 pm

    =D
    Obrigada pela visita!


Em 05-04-2014 às 7:24 pm

Não irei gastar meu suado dinheiro para ver, aguardarei sair em dvd!!!!


    Neli Carpinter
    Em 05-04-2014 às 4:30 pm

    Não vale mesmo à pena Christian. Use seus dolores para algo melhor.
    Bjus


Em 09-04-2014 às 9:07 am

Eu ainda não vi esse filme e tenho lido tantas críticas negativas que acho melhor nem ver mesmo. Seu post ficou muito bom!
Beijos


    Neli Carpinter
    Em 09-04-2014 às 10:37 am

    Obrigada Bianca!
    Minha sugestão é que espere sair em DVD ou passar na TV. Não acho que vale á pena perder tempo e dindim indo ao cine não, mas é uma opinião pessoal, talvez o que eu não goste outros gostem neh?
    O filme tinha tudo para ser top e pecou em muita coisa.
    Bjus


Em 11-04-2014 às 7:16 pm

Ainda não vi o filme, mas uma amiga fez uns comentários sobre o filme que eu já pensei: esse filme não é inspirado na Bíblia mesmo…e depois desse post seu, tive certeza…me parece bem fantasioso mesmo, mas “esquecendo” a história real, bíblica, dá para aproveitar o filme?
Bjs!


    Neli Carpinter
    Em 12-04-2014 às 10:24 am

    Olá Adriana!
    Eu sinceramente, não acho que vale à pena não. Achei muito fraquinho mesmo. Pra vc ter ideia, mesmo em 3d me deu sono e eu não sou de cochilar nem em filmes água com açucar. Eu recomendo aguardar em Dvd.
    Bjus


Em 14-04-2014 às 1:42 am

Sem foco!


Em 14-04-2014 às 1:01 pm

Como toda boa fã de Harry Potter e Percy Jackson eu tinha ficado empolgada em ver o filme, mas tenho lido cada absurdo sobre ele que desanimei total. E nem só pela infidelidade com a história bíblica, mas tem também esses detalhes que você citou de mulheres usando calças e etc… Tosco! Nem vou perder meu tempo…


    Neli Carpinter
    Em 15-04-2014 às 4:41 pm

    Olá Luly!
    E o pior de tudo é que nem efeitos para chamar a atenção tem.
    Bjus


Em 21-04-2014 às 3:40 pm

Comentar…O filme deixou muuuuuuuuuuuuuito a desejar, concordo plenamente com seus comentários. Não entendi até agora qual foi a intenção do autor, diretor, etc… se alguém souber por favor me avise.


    Neli Carpinter
    Em 21-04-2014 às 10:05 pm

    Vc também assistiu? Que decepção heim?????


Alexandre Oliveira
Em 21-04-2014 às 12:43 pm

Até agora não entendi qual foi a intenção do diretor com o filme e qual a msg que gostaria de transmitir… concordo plenamente com seus comentários. O filme é muuuuuuuuuuuuuito nada a ver.


nelia
Em 30-03-2015 às 9:04 pm

esse filme foi um dos piores que ja assisti, muito sem noção!


Gleiciane
Em 20-01-2016 às 11:25 pm

Parabéns por suas observações.