Postado em: 26/08/2015 às 17:46 - Por: Neli Carpinter

Quando eu visito um blog, sempre procuro por alguns elementos e, às vezes não encontrá-los me incomoda um pouco, então hoje vim partilhar com você quais itens EU acho essenciais em um blog e o porquê. Lembrando que citarei itens e não conteúdo, ok?

Caixa de pesquisa

caixa-de-pesquisa_vidaqs

Muitas vezes gosto de um blog e quero pesquisar algum assunto nele e não encontro a caixa de pesquisa, e, procurar página por página ou até mesmo categoria por categoria se torna inviável devido a correria do dia-a-dia. Acabo desistindo.
Se você não tem uma caixa de busca interna, pode criar uma personalizada aqui.

Página “Sobre”

sobre_vidaqs

Este é outro item que sinto falta num blog. E engloba o sobre a dona do blog e também sobre o próprio blog.
Quando entro pela primeira vez em um blog, antes de comentar gosto de saber quem é a pessoa, o que ela diz sobre seu blog, para só então fazer um comentário.
Por mim, essas informações podem estar separadas ou em uma página só. As minhas estão separadas aqui e aqui, mas estou pensando em uni-las.
Quer saber mais sobre a importância da página “sobre” dá uma lida nesse artigo da Loma.

Formulário de contato

formulario-contato_vidaqs

Outro item importante é o formulário de contato. Por diversas vezes quero entrar em contato de uma maneira mais privada que pelos comentários, seja para fazer um convite, um alerta de erro ou outra situação e não encontro nenhuma forma para isso.
Quem usa o wordpress em hospedagem é só buscar por contact form nos plugins que em instantes conseguirá colocar um formulário em seu blog.

O meu é o mesmo desde sempre e instalei seguindo esse tutorial da Tamara

Links para redes sociais

sociais_vidaqs

Acho importante estarem em local visível, os links para suas redes sociais. Caso contrário, nem me dou ao trabalho de procurar para adicioná-lo ou segui-lo. E, se como eu, você pensa ser importante fazer essa integração do seu blog com as redes sociais, a melhor coisa a fazer é facilitar a vida do seu visitante.
A maioria das redes facilitam essa integração diretamente do aplicativo.

Ícones para compartilhar em redes sociais

compartilhe_vidaqs

Também penso ser importante ter em seus posts botões para que eles possam ser compartilhados diretamente nas redes sociais. Quanto mais fácil esse compartilhamento, maior a chance de ter seus links divulgados.
Assim como os links para as redes sociais, os ícones também podem ser adquiridos diretamente das redes sociais ou manualmente.

Quem postou

autor

Existem blogs que têm mais de um autor e caso esse não seja identificado torna-se impossível saber quem escreveu tal artigo. E também faz diferença na hora de você inserir um comentário. Eu gosto de iniciar sempre o comentário me dirigindo ao autor.
Em blogs pessoais que tem um autor só, isso pode se tornar indispensável, mas no meu caso, eu gosto de colocar abaixo de cada post minha assinatura personalizada

Posts / Artigos relacionados

relacionados_vidaqs

Quando termino a leitura de um post que gosto, logo vou procurar por outros relacionados ao assunto. Acho importante logo após o artigo mostrar opções de outros relacionados ao assunto. Isso com certeza vai me manter por mais tempo em seu blog e é importante essa permanência para gerar tráfego.

Para fazer seus relacionados, você pode criar uma lista manual, ao final de cada arquivo, indicando links para outros artigos relacionados, pode usar o linkwithin ou outro código. Eu optei por usar um código que encontrei na internet, mas nem vou deixar aqui porque não lembro de onde tirei.

Comentários sem logins

comentarios_vidaqs

Uma coisa que me deixa profundamente irritada é quando clico para comentar em um blog e aparece que tem que fazer login. Eu simplesmente saio sem comentar, muitas vezes queria tanto deixar um comentário bacana em determinado post e sou barrada pelo tal login.
Mais uma vez eu digo, facilitar a vida do visitante é a melhor forma de torná-lo assíduo no seu blog.

Banner para divulgação

divulgacao_vidaqs

Ter um banner para a divulgação do seu blog também considero importante. Se visito seu blog e gosto muito dele, quero divulgá-lo e o banner é uma ótima forma para isso, além de divulgar a imagem, segue também o seu link. Li uma vez, que os banners geram links “follow” enquanto só o link em uma lista, normalmente é “nofollow” (se não sabe o que é isso sugiro mais uma vez uma leitura no blog da Loma

Essa lista de itens que coloquei aqui é pessoal, foi feita a partir do que eu sinto necessidade ao visitar um blog, talvez para você muitas dessas coisas não façam falta, mas creio que muita gente também sente os mesmos desconfortos que eu ao chegar num blog legal e ter q ficar horas para conseguir fazer o que gostaria.

Com qual/quais itens da minha lista você concorda? Tem outros itens que você sente falta ao visitar um blog?

Aproveite esse momento aqui no Vida que Segue e responda essas questões para ajudar o blog a melhorar.

badge_post_01

Posts Relacionados:
♥ ♥ ♥ Comentários ♥ ♥ ♥

(*) Campos Requeridos



Em 26-08-2015 às 11:51 pm

Adorei as dicas, Neli. Anotadas. Bjs Andreia http://www.mardevariedade.com


    Em 26-08-2015 às 10:17 pm

    Obrigada Andreia!
    Bjus


Em 26-08-2015 às 10:09 pm

Não dispenso “sobre” o autor. Da lista esse é o imprescindível!!


    Em 26-08-2015 às 10:18 pm

    Olá Grazy!
    Faz falta mesmo saber sobre quem está por trás dos textos não é?
    Bjus


Em 27-08-2015 às 1:41 pm

Preciso de um formulário para contato. rsrs Adorei as dicas!


    Em 27-08-2015 às 3:34 pm

    Obrigada Nique!
    O formulário é bem fácil de colocar.
    Bjus


Em 27-08-2015 às 3:59 pm

Posts assim é sempre bom ♥
namesmafrequencia.com.br


    Em 27-08-2015 às 3:35 pm

    Obrigada Jéssyka!
    Bjus


Em 27-08-2015 às 7:18 pm

Caramba, não passei nessa lista! No meu blog falta o banner de divulgação, os ícones de compartilhamento e a página sobre (eu só tenho a descrição da blogueira, mas parece insuficiente, né? Eu acho que vou acrescentar esses ítens, foi uma ótima dica! bjos


    Em 27-08-2015 às 4:36 pm

    Oi Christine!
    Não que você não tenha passado, mas às vezes vale à pena colocar alguns dos itens não é?
    Bjus


Em 27-08-2015 às 4:33 pm

Muito bom seu post! No meu blog só falta o formulário para contato, mas já estou providenciando ^^
Beijos


    Em 27-08-2015 às 4:39 pm

    Olá Bianca!
    Que bom que vai colocar o formulário. Muitas vezes faz falta mesmo.
    Bjus


Em 28-08-2015 às 2:10 am

Muito legal e útil o seu post! Tá faltando pra mim só o banner pra divulgação… eu faço tudo sozinha e não tenho domínio em informática… vc me sugere alguma coisa/programa/site pra poder incluir o link me no meu blog? Obrigada e parabéns!


    Em 28-08-2015 às 1:05 am

    Oi Ana!
    A caixinha do “link-me” é um código, se você quiser posso passar para você. É só me mandar seu email ou me add no facebook que te mando in box