Postado em: 26/03/2014 às 13:25 - Por: Neli Carpinter
Não a 2ª transposição do Rio Paraíba do Sul

Não a 2ª transposição do Rio Paraíba do Sul

Aconteceu ontem (25/03) nas escadarias da Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) um ato em defesa da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, que vem sendo alvo por parte do governador de São Paulo, de um projeto de transposição. Ele pretende captar água no Vale do Paraíba para o sistema Cantareira visando sanar a crise no abastecimento de água da Grande São Paulo.

Deputada Inês Pandeló

Deputada Inês Pandeló

O ato “Não a transposição do rio Paraíba do Sul” é uma manifestação da frente parlamentar presidida pela Deputada Inês Pandeló. Ela afirma que, pelo fato de parte da água do rio Paraíba do Sul já ser desviada para o rio Guandu, que abastece o Rio de Janeiro e região metropolitana ele não aguenta uma segunda transposição.

Não a transposição do rio Paraíba do Sul

Não a transposição do rio Paraíba do Sul

Caso essa captação seja liberada pela Agência Nacional de Águas, praticamente todo o estado do Rio sofrerá, pois tanto a qualidade quanto a quantidade da água serão afetadas.

Carlos Minc, Inês Pandeló, Xandrinho e Jose Arimathea

Foto: Neli Carpinter

Faz-se necessário nesse momento que a população se una ao governo do estado do Rio e aos parlamentares que aderiram à causa.
No ano passado, milhares e milhares de brasileiros foram às ruas reivindicar seus direitos e cobrar atitudes dos governantes. Agora eles estão lutando por um direito nosso. É hora do povo apoiar, participar dos atos, das audiências públicas e gritar: NÃO! NÃO A TRANSPOSIÇÃO DO RIO PARAÍBA DO SUL!

Segundo dados do IBGE, a população estimada no estado do Rio em 2013 é de 16.369.179 habitantes. Ontem nas escadarias da Alerj não tinha nem os 179 do número acima. Apesar de ser um dia de semana, poderia ter reunido um número bem maior de participantes, visto que as manifestações de 2013 aconteciam em qualquer dia e horário e estavam lotadas.

Vamos pensar cidadãos. Será que estamos fazendo por onde? Será que estamos sabendo cobrar e não sabendo apoiar?

É do meu, é do seu, é do nosso interesse! Vamos participar! Vamos divulgar!

Próximas atividades:
– 31/03 – Audiência pública – na Alerj.
– 10/04 – Audiência pública – em Volta Redonda.

Deputada Inês Pandeló

Deputada Inês Pandeló

Como afirmou a deputada Inês Pandeló “não queremos que São Paulo fique sem água. Os estudos do governo de São Paulo diz que existem nove alternativas para levar água para São Paulo…”.
Por isso meus amigos/as leitores/as que são do estado de São Paulo, não se sintam prejudicados com a nossa causa, pois tem como ser resolvido sem que ninguém saia prejudicado.

Assista ao vídeo com o final do discurso da deputada Inês Pandeló.
(Desculpem a instabilidade do vídeo, foi gravado pelo tablet, de longe e eu não estava numa posição confortável. Mas o importante são as palavras da deputada).


Para saber: O rio Paraíba do Sul é um rio brasileiro que banha os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O rio atravessa a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro.
Fonte: Wikpédia

Posts Relacionados:
♥ ♥ ♥ Comentários ♥ ♥ ♥

(*) Campos Requeridos



Em 26-03-2014 às 9:39 pm

Vc esta certa. Precisamos lutar pelos nossos direitos e parece que o povo já se esqueceu disso!

Espero que vcs consigam defender a o impedimento da transposição do Rio.
Existem algum abaixo assinado?
Kiss


Em 24-06-2015 às 11:06 pm

Moro em São José dos Campos-SP e acho que os políticos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba não estão nem aí, pois não vejo manifestações nenhuma por aqui.


Em 24-06-2015 às 11:14 pm

Não entendi o governador do Rio. A princípio se mostrou contra a Transposição, mais tarde com os governadores de São Paulo e Minas, com verbas do PAC (?), se confraternizam e êle acaba concordando com a Transposição do Rio Paraíba do Sul?