Postado em: 05/09/2014 às 16:49 - Por: Neli Carpinter

Como vocês já sabem, o desafio da vez é o de postar uma foto sem maquiagem e sem filtro. Essa campanha intitulada “Stop the beauty madness” (em tradução livre: “parem com a loucura pela beleza”), foi lançada por Robin Rice, com a proposta de questionar os padrões de beleza.
Que a nossa cultura tem uma obsessão com a beleza não é nenhuma novidade. Imagine um mundo em que o tamanho de seu manequim não importa, um mundo em que não haja uma imagem corporal “ideal”, e ninguém julgue o valor de uma pessoa com base apenas em olhar para ela. Parece bom demais para ser verdade, não é mesmo? Na verdade, creio que Robin Rice tenta mostrar que esse mundo é possível através de sua atual campanha “#StoptheBeautyMadness“.

#stopthebeautymadness

#stopthebeautymadness

Stop the beauty madness não é uma campanha voltada para um público-alvo. Não é exclusivo para mulheres que se encaixe em tal categoria. Não é apenas para mulheres de vinte e poucos anos. Esta é uma campanha para todas as mulheres, independente de idade, classe social, cor, composição genética…

#eusemmake

#eusemmake

Mas, no Facebook, instagram, twitter, etc… o que vemos não é bem isso. Ao invés de uma campanha interessante refletindo sobre os padrões de beleza, vemos um desafio entre amigas ou apenas conhecidas, que nem sequer cita a campanha nem explica o motivo pelo qual a fulana está sendo desafiada. E outra coisa, vi muito desrespeito à pessoas mais velhas, para citar alguém conhecido, tipo a dona Susana Vieira, atriz, que tem idade para ser avó da maioria que usa as redes sociais, que, ao responder ao desafio foi chacoalhada por trocentas pessoas falando que era para ela se esconder, para não colocar aquele tipo de foto na mídia e tals.

Você pode re-twittar, compatilhar a hashtag, desafiar toda sua lista de “amigos”, recortar anúncio de revista e colocar em seu armário, mas, na verdade, o que você está fazendo para que essa mudança aconteça? Você está conversando com suas amigas reais, com suas filhas, com suas conhecidas, com suas vizinhas sobre isso? Você está indo à padaria, ao mercado, à escola sem maquiagem? Porque do que adianta propagar a hashtag “#stopthebeautymadness” se você não começar a fazer a diferença?

eusemmake

#eusemmake

Eu penso que não vai ser esta história de desafio #stopthebeautymadness que vai mudar uma coisa que está na cabeça das pessoas há anos. Lembro de que eu era pequena e via minha avó (moradora da roça) passar batom, pó de arroz e lápis nas sobrancelhas toda vez que ia sair de casa. Ela sempre falava que era necessário, que a mulher tinha que estar sempre bonita.
Nos contos de fadas que ouvimos e assistimos desde sempre, a bela princesa se casa com o príncipe, enquanto as feias, geralmente madrastas más e irmãs, sofrem. Somos condicionadas desde cedo a acreditar que aparência bonita é bom, e feia é ruim. À medida que amadurecemos, percebemos que isso é besteira, mas já estamos tão absortos pela cultura que não temos a audácia de mudar.

Agora eu pergunto: Não é uma delícia você encontrar com alguém num dia especial e essa pessoa lhe dizer o quanto você está linda naquele momento? Pois é… se você é daquelas que não sai de casa sem se maquiar, dificilmente ouvirá esse elogio, pois será comum para todos a virem maquiada. Estou falando da pessoa, não do look, ok?

Então… espero sinceramente que esta campanha sirva para resgatar o amor-próprio das mulheres, que todas sejam encorajadas a olharem a si mesmas como mulher natural, real e aprendam também a olhar para as outras mulheres assim.

Todas nós temos nossas inseguranças, mas “#stopthebeautymadness” nos lembra que somos mais do que meras carcaças. É hora de colocar à vista o que nos torna únicos, nossas características.

E ai, vamos começar a sair de cara lavada para ir à padaria, ao mercadinho da esquina, ao açougue? Já é um bom começo!

Posts Relacionados:
♥ ♥ ♥ Comentários ♥ ♥ ♥

(*) Campos Requeridos



Karina Enésio
Em 07-09-2014 às 2:07 pm

Esse tempo em que vivemos está cada vez mais complicado. Ainda mais pela imposição da mídia e até de nós mesmos, espero que nós mesmos não sejamos escravizados por tudo que nos rodeia. Bjs bjs


    Em 08-09-2014 às 4:02 pm

    Olá Karina!
    Temos mesmo que tomar cuidado, pois é tão fácil ser seduzida pelas coisas “boas” que a mídia nos oferece neh?
    Bjus e obrigada pela visita.


Em 07-09-2014 às 11:31 pm

Concordo, tem gente que só postou a foto mas na cabeça não absorveu nada do projeto, o que é deprimente, mas eu absorvi muito e espero que você também, não tem a ver com usar ou não maquiagem, é só questão de se aceitar, não é do “você está linda”, e sim do “você é linda”, que é muito melhor, né?


    Em 08-09-2014 às 4:05 pm

    Olá Babee!
    É isso mesmo, vc tem razão, é muito melhor SER do que ESTÁ.

    Bjus e obrigada pela visita!


Em 08-09-2014 às 2:59 am

Viver sem maquiagem é VIDA! Apesar de ser nova, vejo muitas amigas escravas dessa rotina que é sempre estar perfeita. Não nasci perfeita, nunca vou ser, é não é 1kg de maquiagem que fará isso ser diferente. A causa vale a pena, mas, como você disse, é preciso que mudemos nossos atos no dia a dia, se não de nada valerá a campanha.


    Em 08-09-2014 às 4:11 pm

    É isso aí Mayara!
    Não que a pessoa esteja proibida de se maquiar, mas que o faça com moderação. Td demais é prejudicial.
    Bjus e obrigada pela visita, linda!


Em 08-09-2014 às 6:41 am

amigaaaaa eu vivo sem maquiagem hahhahahaha já entrei nessa faz tempo!
beijinhos


    Em 08-09-2014 às 4:12 pm

    Oi amigaaa! Saudade!
    eu tbm to nessa há anos, mas a causa é boa neh?
    bjus


Mariana Vasconcellos Pedroso Baboghlian
Em 08-09-2014 às 10:04 pm

Eu tb espero que a campanha ajude. É muito legal ver tantas mulheres lindas abraçando a ideia. 🙂


    Em 08-09-2014 às 8:01 pm

    Olá Mariana!
    Obrigada pela visita!
    Bjus


Em 08-09-2014 às 7:26 pm

Duas vezes por semana eu tenho que sair de “cara lavada” para as aulas práticas (não pode cozinhar com maquiagem), e a gente tira fotos na cozinha, então para mim não é grandes coisas ficar sem usar make… Até estou acostumando a ficar sem um rímel para ir na padaria.
Bjuxxxxx


    Em 08-09-2014 às 7:57 pm

    Olá Poly!
    Eu não sabia que não podia usar maquiagem em aulas de culinária e afins, mas faz sentido neh?
    Bjus


Em 09-09-2014 às 3:21 am

Sabe? Eu tenho um grande desejo que essa campanha se alastre cada vez mais, que cresça cada vez mais, que engula todos que criticaram o movimento.
O (relativo) pouco tempo de #StoptheBeautyMadness serviu pra mostrar como movimentos assim são necessários!


    Em 12-09-2014 às 9:48 pm

    Olá Carol!
    E que venha outras campanhas de conscientização!
    Bjus


Em 10-09-2014 às 6:56 pm

Eu cheguei a ler “quem não seguir o desafio em 24h vai ter que dar uma make” e coisas assim nas descrições das fotos que vi por aí. Achei absurdo! Tirar o valor real de uma campanha tão legal.
Na verdade o povo nem devia chamar de desafio, né? Tipo “te desafio a ser você mesma”. Ai ai ai…
Ótimo post, Neli! Somos muito melhores que uma carcaça, sempre!


    Em 12-09-2014 às 9:51 pm

    Oi Luly!
    É sim, muito absurdo. Também vi coisas desse tipo. Distorceram muito a campanha, mas se atingiu 10% do pessoal de forma correta ta bom neh?
    Bjus


Em 15-09-2014 às 7:16 pm

adorei seu post… é bem isso mesmo… as pessoas estão fazendo isso pelo fb sem nem saber o q é e sem citar a campanha, estão distorcendo… tá feio…
e fiquei impressionada com sua avó… morando na roça e passando maquiagem pra sair de casa… e isso há qts anos atrás, né? cada dia que passa a coisa só piora… 🙁
bjos


Em 16-09-2014 às 3:52 am

A campanha em si de fato é genial, porém a banalização do desafio complica as coisas. Fiz uma postagem sobre no meu blog e acho que sim, devemos usar maquiagem, porém apenas como um adicional, uma opção que no dia x escolhemos para o nosso dia. Já estive nesse barco de não me aventurar a sair sem maquiagem nunca, hoje em dia vou no mercado, passeio com o cachorro e assisto aula ao natural mesmo.

La DiaboliqueFan Page


Jessica
Em 17-09-2014 às 3:23 pm

Acredito que não seja somente o fato de estar ou não sem make, é mais de se aceitar imperfeita, que todos temos espinhas, olheiras, manchas e bla bla bla e que a modelo fulana de tal também tem isso. É uma boa campanha para que todos vejam que nem todo mundo é perfeito e a midia não deve querer que todas sejamos.
Amo make, mas não acho mais um problema ficar sem make pelo contrário. 😉
Valeu a pena esperar